Image Title 1

Salomé

Salomé a Dançarina do Palácio de Herodes

Image Title 1

Santa Seia

Nessa cena Judas sai da mesa depois que Jesus disse que alguém irá trai-lo

Image Title 1

Paixão de Cristo de Igarassu

O Espetáculo Acontecerá em 31 de abril de 2013

Cenas da Paixao de Cristo

Abertura
Batismo de Jesus
Tentação
Sermão da Montanha.
Mulher adultera
Preço da Traição
Jesus anuncia sua morte
Santa-Ceia
prisão e Jesus
Jesus perante o Sinédrio.
O arrependimento de Judas
Claudia e Pilatos
Pilatos envia Jesus a Herodes
Bacanal de Herodes
Jesus perante Pilatos
Caminho do Calvário
Crucificação
Ressurreição.
Ascensão de Jesus

 

Os ensaio da Paixão de Cristo de Igarassu ja começaram. toda as noites a equipe de voluntário que intregam o Grupo Azerutan ensaiam na ruas do Sítio Historico.

Sob a direção de Manoel santos, As principais cenas ja estao sendo ensaiada, a quipe de figurantes ja esão prontas, e os atores principais ja foram escolhidos para a encenação da peça.

Cenas.

  1. Abertura
  2. Batismo de Jesus
  3. Tentação
  4. Sermão da Montanha.
  5. Mulher adultera
  6. Preço da Traição
  7. Jesus anuncia sua morte
  8. Santa-Ceia
  9. prisão e Jesus
  10. Jesus perante o Sinédrio.
  11. O arrependimento de Judas
  12. Claudia e Pilatos
  13. Pilatos envia Jesus a Herodes
  14. Bacanal de Herodes
  15. Jesus perante Pilatos
  16. Caminho do Calvário
  17. Crucificação
  18. Ressurreição.
  19. Ascensão de Jesus

 



(RESUMO DO ESPETÁCULO)

1 – Cena: Abertura (mensagem e chegada dos personagens)

2 – Cena: Batismo de Jesus
Inicia-se com João batista, pregando no deserto. A multidão se aproxima cada vez mais para serem batizados por João. Ao ver que muitos dos fariseus e saduceus, aproximam-se dele, chamam de raça de víboras...
João continua pregando e aconselhando a multidão. Jesus acompanhado dos sues discípulos se aproxima de João e pede para ser batizado. João se recusa dizendo: Eu que tenho necessidade de ser batizado por ti e tu vens a mim?
Jesus é batizado e ao sair da água aparece uma pomba e ouse-se uma voz – “tu és meu filho amado, em ti encontro o meu agrado”.
Todos ficam admirados e alguns dos que estavam lá, vão ao encontro de Jesus.

3 – Cena: Tentação
Jesus recolhe-se no deserto para orar e jejuar. Entra satã e passeia pela cena, aproxima-se de Jesus e tenta seduzi-lo. Jesus com autoridade expulsa satã, anjos aparecem e servem a Jesus.

4 – Cena: Sermão da Montanha.
Vendo a multidão, Jesus, sobe a montanha ao sentar-se, aproxima-se dele os discípulos e põe-se a falar. Convida os discípulos dando-lhes instruções.
Do meio da multidão, surge dois cegos que pedem a cura para seus olhos, Jesus realiza o milagre e os cegos louvam a Jesus.
Em seguida o emissário de João Batista aproxima-se de Jesus e anuncia que João foi preso. O apostolo Pedro diz que João deve ser libertado. Jesus convida os discípulos e a multidão para ir a Jerusalém, todos seguem clamando: “Hosana ao filho de Davi”.
Jesus vai montado num jumentinho. O povo leva palmas nas mãos
Em Jerusalém Jesus cura os doentes, cegos, paralíticos e etc.
A multidão aproxima-se do templo, lavando Jesus com um triunfo que se dá a um rei. Jesus ao ver vendilhões no templo os expulsa, derrubando tudo. Os vendilhões fogem levando alguns objetos da feira.

5 – Cena: Mulher adultera
Os escribas levam a Jesus uma mulher quem foi apanhada em adultério, dizendo quem Moises mandou apedrejar a estas mulheres. Jesus levanta-se e diz que quem não tiver pecado seja o primeiro que a apedreje.
Todos saem ficando só a mulher. Jesus então perdoa os seus pecados.

6 – Cena: Preço da Traição
Os sacerdotes estão tramando a prisão de Jesus e sua condenação.
Nicodemos e seu aliado não aceita as acusações contra Jesus, mas Caifás e Anás insistem nas acusações. Judas aproxima-se e pede uma recompensa para entregar Jesus. Recebe 30 ciclos de prata pela recompensa.

7 – Cena: Jesus anuncia sua morte
Jesus reúne os discípulos e anuncia a todos a sua morte.

8 – Cena: Santa-Ceia
Jesus inicia a cerimônia do lava-pés.
Durante a ceia toma o pão dá graças Adeus, parte e entrega aos discípulos. Em seguida toma o cálice da graças a Deus e passa aos discípulos.
Vendo Pedro um pouco detraído anuncia que ele será convertido em pescador de homens.
Depois da ceia nomeia os apóstolos como seus sucessores
No final todos se levantam e vão ao encontro de Jesus para o abraço da despedida. Judas sai apressado e desconfiado.

9 – Cena: prisão e Jesus
Jesus, recolhe-se no horto para orar, chamar Pedro, Tiago e João para ficarem vigiando. Vai mais adiante, ajoelha-se e debruça o rosto sobre a terra e ora. Levanta-se e vai ate os discípulos e os encontra dormindo. Retorna ao lugar onde estava e faz outra oração. Entra em transe, aparece um anjo que o conforta, e volta aos discípulos e pede para levantarem porque se aproxima aquele que a de trair.
Entra em cena um grupo trazendo paus, espadas e archotes. A frente deles vem Judas Iscariotes, aproxima-se de Jesus, beija-o na face e afasta-se.
Os soldados prende Jesus amarrando-lhes as mãos. Os discípulos tentam impedir, Pedro puxa a espada e fere um servo de nome Malco, na orelha direita, em seguida os soldados levam Jesus para a casa se Anás e Caifas.

10 – Cena: Jesus perante o Sinédrio.
Anás e Caifás iniciam as acusações contra Jesus, Caifás mostra um rolo de papel e diz que é o resultado dos depoimentos contra Jesus. Depois interroga Jesus, porem Jesus permanece em silencio.
Anás pergunta se Jesus é o filho de Deus, Jesus levanta a cabeça e responde que sim.Caifás rasga as vestes de Jesus e puxa-o.Judas entra apressado e apavorado, dirigi-se a Caifás para interromper  as acusações com Jesus. Avança onde estão os juizes, tenta devolver as moedas. Judas segura as vestes de Caifás e pede para que solte Jesus. Caifás empurra-o ironicamente, Judas lança-se aos de Jesus e pede perdão.Jesus diz que por causa dessa hora veio ao mundo, Judas sai correndo e gritando. Os sacerdotes chamam os soldados e amarram as mãos de Jesus e o conduz ao palácio de Pilatos.

11 – Cena: O arrependimento de Judas
Judas entra em cena apressado andando de um lado para o outro, olhando para todos os lados, desesperado, arrependido de ter traído Jesus.
Satã entra aproxima-se de Judas e diz que não fez nenhum mal, ao contrario, fez muito bem trair o mestre.
Judas pega nas moedas olhando para elas diz que vendeu o sangue do justo. Satã insiste dizendo que ele não fez mal algum. Judas tira o saquinho com as moedas, desesperado joga as moedas nos pés de satã.
Satã oferece uma corda e Judas que sai correndo para se enforcar.

12 – Cena: Claudia e Pilatos
Pilatos sentado e pensativo, Claudia entra apressada, Pilatos levanta-se e vai ao seu encontro. Claudia pede a Pilatos para que não se intrometa em coisa alguma contra Jesus, porque teve um sonho horrível a seu respeito. Pilatos diz quem também teve um sonho e ficou pensativo.
Claudia diz que estão tramando uma conspiração contra Jesus e pede para pilatos evitar essa tragédia.

13 – Cena: Pilatos envia Jesus a Herodes
Caifás e Anás levam Jesus para Herodes, pois é de sua Jurisdição.

 

14 – Cena: Bacanal de Herodes
Inicio: dança e bebedeira. Caifás chega na festa e anuncia a Herodes que Pilatos lhe envia Jesus para que o Julguem. Herodes, fica aborrecido por ter interrompido seus momentos de prazer junto aos seus amigos.
Depois Herodes interroga Jesus e pede que ele realize milagres, em seguida pede água aos serventes da festa e insiste para que transforme em vinho como no festim de cana da Galileia. Jesus permanece em silencio e os convidados da festa fazem zombaria contra Jesus.
Herodes em alta voz diz que o poder de Jesus o abandonou, depois de muita zombaria expulsa Jesus da sua festa e manda levar de volta para Pilatos.

15 – Cena: Jesus perante Pilatos
Os sacerdotes conduzem Jesus a Pilatos, dar-se o inicio do depoimento, Pilatos pergunta aos sacerdotes quais as acusações contra Jesus, os sacerdotes continuam acusando Jesus, mas Pilatos não encontra culpa contra o Justo. Desesperado ordena quem desatem as mãos de Jesus e o conduz para outra sala e o interroga a sois.
Pilatos tenta salvar Jesus das mãos dos sacerdotes, mas Jesus se oferece para a morte e diz que abençoara pilatos porque quis defendê-lo em coragem.
Por causa da tradição da páscoa Pilatos libertará um prisioneiro e pergunta ao povo se querem que soltem Jesus ou Barrabás, mas o povo decide soltar Barrabás e crucificar Jesus. Pilatos diz que lava suas mãos diante tal situação e que a culpa da sentença caia sobre o povo que condenou o messias.
Pilatos então ler a sentença, chama as testemunhas e o envia-o ao lugar de suplício.

16 – Cena: Caminho do Calvário
O cortejo segui do palácio de Pilatos ao Calvário e no caminho as mulheres de Jerusalém vão chorando ao encontro de Jesus que as consola, logo em segui Verônica sai do meio da multidão e passa entre os soldados lamentando o que fizeram com Jesus, enxuga seu rosto com um pano em que fica a mancha de sangue no formato do rosto de cristo, o qual ela mostra ao povo indignada. O Centurião ordena que os soldados a retirem dali e o cortejo segui.
Maria chorando vai ao encontro de Jesus e ele pedi que ela fique calma.

17 – Cena: Crucificação
Jesus é despido, colocado na cruz, e suas vestes sorteadas entre os soldados.
Anás desafia Jesus a salve-se a si mesmo, Caifás zomba dizendo que se Jesus realmente é o rei de Israel descerá da cruz.
Um dos ladrões também duvida que Jesus é capaz de salva-se, enquanto o outro ladrão diz que Jesus não merece aquilo e que lembre dele quando chegar ao seu reino e então Jesus fala a esse ladrão que ainda hoje estará com ele no paraíso.
Jesus branda em voz alta pedindo ao pai que os homens sejam perdoados porque não sabem o que fazem e depois exclama Eli, Eli, lama sabactani.
Caifás faz zombaria, Jesus então pede água, mas recebi vinagre.
Maria chora por seu filho esta crucificado entre dois ladrões e Jesus oferece João como filho de Maria e logo em seguida entrega seu espírito.
Trovões e tremores acontecem, todos correm, ficam apenas Maria, algumas mulheres e João e então Jesus é descido da Cruz e levado ao sepulcro.

18 – Cena: Ressurreição.
Maria Madalena e as mulheres de Jerusalém vão ao sepulcro, chegando lá encontraram a pedra removida e não vêem o corpo de Jesus. Maria sai apressada e avisa aos discípulos Pedro e Simão. Eles vão ao sepulcro e depois vão embora.
Maria fica junto ao sepulcro e anjos aparecem e perguntam por que ela esta chorando.
Jesus Ressuscitado aparece a Maria Madalena e pede para ela anunciar aos amigos que ele vive.

19 – Cena: Ascensão de Jesus
Jesus sobe para os céus, a multidão vai ao seu encontro
.

 

 

www.kyoinformatica.ki6.com.br